MacauPolítica

Quando a PIDE quis saber mais sobre Pedro José Lobo 

No início dos anos 60, ecoavam em Timor-Leste movimentos políticos de luta pela independência. A possível proclamação da “República Unida de Timor-Díli” e as eventuais ligações de familiares de Pedro José Lobo levaram a PIDE-DGS a pedir, a Macau e a Timor…
AngolaPolítica

25 de Abril: Cravos vermelhos na ponta das armas

Em Luanda começam a emergir grupos de jovens intelectuais nacionalistas que cortam com a lógica do poder colonial, grande parte dos quais são atirados para as cadeias e para os campos de concentração. O “Jornal de Angola”, órgão da Anangola, no seu…
ChinaGrande Baía

Hengqin: Uma viagem à Ilha da diversificação

Inaugurada há três meses, a Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin caminha para cumprir em 2035 a missão anunciada de atingir em pleno a promoção do desenvolvimento da diversificação adequada da economia de Macau. Numa visita organizada…
AngolaEconomia

Os olhares para uma libertação económica por se fazer

Não fogem à regra. O hitoriador Boubakar Namory Keita, em recente entrevista o Jornal de Angola, apressa-se a esclarecer que “as independências constituíram o coroar de processos, na realidade, muito complexos com vários protagonistas – quer internos ou autóctones…
BrasilEconomia

Mato Grosso enriquece à conta da China, fé e Bolsonaro

Estado brasileiro enriquece, mas deixa rasto de destruição ambiental Rodrigo Pozzobon sorri como se não conseguisse acreditar completamente em sua boa sorte. É o sorriso dentuço e atordoado de um homem que acaba de encontrar um tesouro. De certa forma, ele o fez.