Editorial

Um Estreito complicado

O Estreito de Taiwan não tem sido estável nos últimos dois ou três anos. Forças militares de diferentes lados tentaram intervir no Estreito da Formosa. Os navios de guerra americanos estão a navegar ao longo da costa, enquanto os militares do continente também fazem o…
Editorial

Retoma sangrenta

Já há sinais em Macau… ainda curtos. Pequenos passos para a retoma económica, com a Administração a demonstrar, ainda que timidamente, vontade de deixar para trás a paralisia pandémica. Falta uma visão estratégica que guie empresários, académicos e…
Editorial

Bolha de Viagens

Já passou quase um ano e meio desde o início do surto do novo coronavírus. Os esforços de controlo e prevenção da pandemia em Macau sob liderança do Governo têm recebido o apoio da população, levando a sucessos semelhantes também em outras regiões. O Governo…
Editorial

A galinha das finanças de ouro

Macau não tem História nem dimensão para um sistema financeiro de dimensão internacional. Por isso compreende-se a reação descrente ao anúncio do projeto. Mas vai acontecer… os sinais já aí estão. Há uma dimensão política particular no comunismo chinês…
Editorial

Sentido de humor

A vida passa monotonamente como um curso de água. Entre esta monotonia, um pouco de humor e alegria pode estimular o nosso cérebro e expandir a nossa mente. Os britânicos são particularmente hábeis a gozar consigo próprios, fazendo pleno uso da ironia e do…
Editorial

A bolha e a vacina

Macau tem o péssimo vício de pensar que todos os males lhe passam ao lado. Como se um escudo divino que protegesse a cidade – até de si própria. As circunstâncias históricas e políticas, a geografia e o Jogo criam mantos de ilusão que mais uma vez se revelam na…
Editorial

As relações sino-americanas na era de Biden

Mesmo depois da era de Trump ter chegado ao fim, o legado, incluindo medidas relativas à pandemia, economia, relações internacionais e problemas nacionais, apresenta várias questões que o governo de Biden deverá ter em consideração. As relações sino-americanas…
Editorial

Dois sistemas, várias contradições

A narrativa ocidental que amplifica as diferenças entre o Primeiro e Segundo sistemas, como se a missão do Segundo fosse rejeitar o Primeiro, é ingénua… e intelectualmente desonesta. Já o radicalismo patriótico, que reduz o Segundo Sistema a mero servo do…
Editorial

Nem família nem carteira abençoada

Este ano o domingo de Páscoa e o festival Cheng Ming coincidiram no mesmo dia, e o Governo ofereceu cinco dias de feriado nacional remunerados, levando vários residentes a decidir viajar ou fazer compras. Porém, por outro lado, o número de visitantes em Macau não tem…
Editorial

Frente a frente

Desengane-se quem espera que Joe Biden inclua a China no multiculturalismo que recupera na Agenda Climática e na Aliança Atlântica. A ferida aberta com Moscovo vem dos tempos em que dirigiu a política externa de Barack Obama. Quanto à China… o ADN da Casa Branca…