Editorial

Macau também quer New Deal

O império do Jogo abana no mais profundo dos seus alicerces: a temida corrida à troca de fichas por dinheiro é a consequência da consciência de que China precisa mesmo de refrear a fuga de capitais para fora do país. A pandemia acelera aquilo que há muito se…
Editorial

Longe da vista

Durante estes dias realizou-se a 75ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Estas reuniões dos líderes dos países membros, daquela que se pode considerar como a principal organização de defesa dos direitos humanos, foram criadas com o pressuposto de unir, debater e…
EditorialFuturoMundo

Bolsa de Futuros…humanos

Há duas indústrias no mundo que chamam aos seus clientes utilizadores (users): a do tráfico de droga e a indústria dos produtores de software. Esta é uma ideias que integra um dos mais recentes documentários da Netflix, que se chama “O dilema das Redes Sociais”…
Editorial

Saudades de Hong Kong

Já tenho saudades de Hong Kong. Há coisas que vão, quer se queira quer não. Viver em Macau tem essa tripla sedução: calor da aldeia, contas do outro mundo… e a escala planetária de Hong Kong: negócios, modernidade, liberdade… Contudo, uma estranha energia junta…
Editorial

A vida de Jamila importa

Uma mulher corre nua pela beira de uma estrada em Cabo Delgado, Moçambique. Atrás dela, quem nem leões perseguindo a sua presa, quatro homens armados até aos dentes correm ao lado dela. Segundos depois, sons de rajada de metralhadora e um corpo caído. A mulher parou de…
Editorial

O último quilómetro… acidentado e irregular

O Chefe do Executivo de Macau, Ho Iat Seng, disse, no final de junho, que a indústria do jogo pode resistir um pouco mais, pensando que a situação vai melhorar logo após a reabertura da fronteira. “No último quilómetro, as pessoas devem insistir? Mais cedo teremos…
Editorial

Geração Covid

Há mais de 11 anos que me habituei a entrar de mão dada, ou ao lado dos meus filhos na escola que frequentam. Esta semana eles regressam as aulas, mas eu estou impedido de entrar na escola. Para entrar no edifício, onde os meus filhos passam umas oito horas por dia…
Editorial

Plano sem cor de futuro

O Plano Diretor para Macau tem duas ou três notas positivas, com destaque para a proteção do “pulmão” verde em Coloane, ou os epílogos das novelas metro de superfície e Hospital da Taipa. Mas não surpreende ninguém; não traduz especial visão estratégica, nem…
Editorial

Transformação

O Programa de Vistos Individuais da Província de Guangdong foi reaberto, e turistas aparecerão em breve em Macau. Os dados do Corpo de Polícia de Segurança Pública (CPSP) mostram que a média diária atual de turistas é cerca de 10 mil indivíduos, o que representa…
Editorial

E a vacina contra a fome?

A fome pode matar mais gente no mundo que a covid-19, neste ano de 2020. O povo diz: “não há fome que não dê em fartura”. Desta vez enfrentamos as duas coisas. Fome e fartura. Projeções citadas pela agência Bloomberg, há poucos dias, indicam que a falta de…