Editorial

O contrário do que desejavam

A situação epidémica de Macau continua a produzir os seus efeitos. Vários edifícios e zonas da cidade sofrem agora restrições de diversos graus, incluindo isolamento com supervisão médica. O bloco 3 do edifícioTheBayview, localizado na zona da Areia…
Editorial

Terrorismo de Estado

O New York Times contou recentementeem detalhe o assassinato de Mohsen Fakhrizadeh, cientista-chefe do programa nuclear iraniano: um robot,uma metralhadora,e ainteligência artificial (incluindo reconhecimento facial) executaramo…
Editorial

Amabilidade durante a pandemia

A situação epidémica local agravou-se em setembro e ainda não faz parte do nosso passado, com vários casos confirmados entre trabalhadores não residentes. Mal se soube, o Governo declarou a suspensão de todas as atividades culturais e escolares, ordenando a…
Editorial

Dever de consciência

No início do ano passado, quando entrou emblackout,Macaudeu ao mundo uma lição de Estado e de civismo. A consciência do poderpolítico,aliada àcompreensãoe disciplinada…
Editorial

A importância da tradução

Hoje é o Dia Internacional da Tradução, definido pelas Nações Unidas. Mo Yan, ao vencer o prémio Nobel da Literatura afirmou: “O trabalho dos tradutores é importantíssimo. Consegui este prémio graças à criatividade de tradutores por todo o mundo. Por vezes…
Editorial

Trabalhar o futuro

Macau enfrenta problemas estruturais na organização do trabalho. Acrise nas empresas,provocada pela pandemia,torna ainda mais urgente colmatarlacunas na regulação dos contratos a tempo parcial–que abordamos nesta edição &#8211…
Editorial

A estrutura do jogo em Macau

Iniciou-se a tão antecipada consulta pública sobre a alteração do “Regime Jurídico da Exploração de Jogos de Fortuna ou Azar em Casino”. O documento propõe limitar o número de concessionárias, proibindo o atual sistema de subconcessão; procura também…
Editorial

O caminho difícil do Centrismo

As eleições para a Assembleia Legislativa de Macau chegam ao fim, com 14 novos membros eleitos. Porém, a alta taxa de abstenção e de votos em branco enfraquece claramente a legitimidade as associações políticas eleitas por sufrágio direto.   Vale a pena…
Editorial

Jogo em alerta vermelho

Para quem tinha tanto lucro acumulado, a crise pandémica aguenta-se bem, já a revolução que aí vem é bem mais dura e estruturante para a indústria do jogo. O primeiro guião para a renovação das concessões, revelado pela Macau Business, anuncia o fim das…
Editorial

Plano de Desenvolvimento de Hengqin

Originalmente, o lançamento do novo plano regional de desenvolvimento para Hengqinestava planeado para início de agosto. Porém, adiado devido à pandemia, foi publicado no início deste mês. O “ProjectoGeral de Construção da Zona de…