Eleitos

O dia em que se desafia Guterres a fazer as pazes com a natureza

Dia 18 de junho, dia em que António Guterres toma posse para um segundo mandato enquanto Secretário Geral da ONU, um conjunto de organizações nacionais e internacionais dirigiu-lhe uma carta aberta com um repto – reconhecer o impacto que a alimentação desempenha…
Eleitos

Selos e mais selos…

A recente aprovação da “Carta Portuguesa dos Direitos Humanos na Era Digital” veio marcar um avanço importante a nível jurídico, daquilo que são as proteções das pessoas no meio digital, mas para além disso vem também definir direitos no acesso à internet para…
Eleitos

Cuidar da Ca(u)sa Comum

O PAN agendou o seu VIII Congresso para o fim-de-semana em que se comemora o Dia Mundial do Ambiente. No nosso país, a legislação da proteção ambiental peca por dispersão e por falta de meios de fiscalização para o seu cumprimento, o que denota que o ambiente…
Eleitos

A solução para os problemas do País

Os impactos da epidemia continuam a marcar a situação económica e social e conduziram ao agravamento de muitos dos problemas já existentes, que exigem respostas concretas no reforço dos apoios sociais, mas também de reforço do Serviço Nacional de Saúde, da Escola…
Eleitos

Os direitos humanos não podem ter fronteiras

Na semana passada, mais de 8.000 pessoas de origem marroquina, entre elas 800 menores de idade, conseguiram entrar ilegalmente em Espanha. Milhares de pessoas foram devolvidas, enquanto outras aguardam respostas e pedem para não regressar ao seu país de origem. Sem…
Eleitos

O que faz falta à Educação?**

Todas as fragilidades da Educação e da Escola Pública ficaram visíveis e impossíveis de negar com a crise pandémica. É premente não só a análise do estado da arte, como também a identificação dos problemas principais e o desenho de soluções que vise ir ao…
Eleitos

Os riscos da apanha ilegal de amêijoas no Tejo

São centenas e centenas as pessoas que subsistem da apanha de amêijoas no estuário do Tejo, o que ocorre vista de todos, menos do governo, que insiste em não ver o que se passa. A abundância de amêijoa-japonesa, a sua ampla distribuição na zona intermédia do…
Eleitos

Acesso ao ensino superior para as comunidades portuguesas

Está em vigor o acesso ao contingente especial de acesso ao ensino superior dirigido a emigrantes, seus familiares e lusodescendentes, alteração ocorrida após a sensibilização que fiz, em conjunto com meu colega Paulo Pisco e colegas do Grupo Parlamentar do PS, junto…
Eleitos

Não faças o que Gertal diz. “Alimenta-te com porquês”!

Recentemente, foi distribuída nalgumas escolas a Sebenta “Alimenta-te Sem Porquês” (da empresa fornecedora de refeições Gertal) em várias escolas portuguesas. Esta brochura faz publicidade direta à empresa e, indiretamente, incentiva o consumo de animais…