Início » Países lusófonos reúnem-se na MIF para conectar com mercados asiáticos

Países lusófonos reúnem-se na MIF para conectar com mercados asiáticos

Nove países lusófonos estão a participar na 29ª Feira Internacional de Macau (29ª MIF). Expositores entrevistados destes países concordam que Macau é uma plataforma crucial para o comércio sino-lusófono, servindo como a primeira porta de entrada para os mercados da China e até da ASEAN.

Plataforma Studio

A 29ª MIF decorre de 16 a 19 de outubro no Cotai Expo do Venetian Macao, coincidindo com a Exposição de Franquias de Macau 2024 (2024 MFE).

Vantagens da “Exposição + Plataforma”

A 29ª MIF conta com uma “Zona de Mercados dos Países de Língua Portuguesa,” reunindo empresas e entidades governamentais de nove países lusófonos, com cerca de 150 stands que abrangem indústrias como alimentos e bebidas, finanças, tecnologia, saúde, comércio eletrónico transfronteiriço, produtos culturais e criativos, e serviços profissionais.

Isabel Pereira, representante de uma agência portuguesa, trouxe produtos de cerca de 20 empresas portuguesas para exibir em Macau, incluindo vinho, vestuário e artesanato. Ela afirmou que a plataforma internacional de exposições em Macau permite a apresentação de muitas marcas portuguesas de alta qualidade para aceder a outros mercados de luxo, e está “confiante” no papel de Macau como plataforma de serviços para a cooperação comercial entre a China e os países de língua portuguesa.

Isabel Pereira, representante de uma agência portuguesa, trouxe produtos de cerca de 20 empresas portuguesas para exibir em Macau, incluindo vinho, vestuário e artesanato.

Participando pela primeira vez, Isabel Pereira expressou sua esperança de “alcançar muitos milagres” durante os quatro dias da exposição, como conectar-se com mais distribuidores ou investidores interessados em introduzir produtos fabricados em Portugal.

Com a recuperação económica de Macau no pós-pandemia, o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento está a promover ativamente Macau como destino de exposições para países vizinhos do Sudeste Asiático. O setor local de exposições indicou que os viajantes de negócios da ASEAN deverão tornar-se um importante ponto de crescimento para exposições internacionais em Macau.

O expositor Marco Artur Neves de Sous, da Mariscos Timor, Lda., de Timor-Leste, vê Macau como uma ponte para o mercado da ASEAN. Ele acredita que, como parte da comunidade lusófona, com uma língua comum, esperam usar a MIF como um “primeiro passo” para entrar no mercado de Macau, antes de expandir gradualmente para os países de língua portuguesa em África e no Sudeste Asiático.

“Acredito que Macau tem grande potencial, recursos e capacidades para impulsionar a cooperação entre Timor-Leste, China, países lusófonos e nações da ASEAN.”

“Acredito que Macau tem grande potencial, recursos e capacidades para impulsionar a cooperação entre Timor-Leste, China, países lusófonos e nações da ASEAN.” Disse o expositor Marco Artur Neves de Sous, da Mariscos Timor, Lda., de Timor-Leste.

Mais de 1.300 expositores de 16 países e regiões participaram na exposição

Mais de 10 séries de atividades de promoção económica e comercial para os países de língua portuguesa

Mais de 300 negociações comerciais

Construção de uma plataforma para ligações precisas

Durante as duas exposições, realizaram-se oito sessões temáticas de matchmaking. Na “Sessão de correspondência de produtos e serviços dos países de língua portuguesa,” Rao Xia, gerente da Guangdong Shengjia Supermarket Co., Ltd., uma cadeia de supermercados de Guangzhou, partilhou que esta é a sua quinta participação na MIF.

Como compradora, espera descobrir novos produtos na exposição e acredita que as sessões de matchmaking podem facilitar conexões mais precisas entre empresas. “Estamos em negociações com uma empresa de azeite português e kombucha de Macau, e as conversas têm sido positivas. Continuaremos em contacto com as empresas relevantes para um melhor entendimento.”

Além disso, vários eventos de promoção económica e comercial relacionados com os países de língua portuguesa serão realizados durante a exposição deste ano.

Entre eles incluem-se a “Sessão de Intercâmbio Económico e Comercial entre os Países de Língua Portuguesa, Fujian e Macau,” a “Cerimónia de Abertura da 14.ª Cimeira para o Desenvolvimento Comercial e Industrial da Província de Jiangsu, Macau e dos Países de Língua Portuguesa,” o “G100-Os Mais Promissores Prémios de Vinhos e Bebidas Espirituosas dos Países de Língua Portuguesa 2024,” e o “Concurso e Cerimónia de Entrega de Prémios do Café em Grão dos Países de Língua Portuguesa”, todos com o objetivo de ligar as oportunidades de negócio sino-portuguesas.

Tags:

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!