Início » Turismo foi responsável por quase metade do crescimento do PIB em 2023

Turismo foi responsável por quase metade do crescimento do PIB em 2023

O INE indica que o turismo contribuiu com 1,1 pontos percentuais para o crescimento real do PIB em 2023, que foi de 2,3 por cento

O consumo turístico realizado em Portugal “foi determinante” para a expansão da economia portuguesa em 2023, contribuindo para quase metade do crescimento real do PIB, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo as contas do INE, o turismo contribuiu com 1,1 pontos percentuais (p.p.) para o crescimento real do PIB em 2023, que foi de 2,3 por cento.

Neste contexto, “estima-se que, em 2023, o consumo turístico tenha tido um contributo total (direto e indireto) de 12,7 por cento (33,8 mil milhões de euros) para o PIB e de 12,4 por cento (28,7 mil milhões de euros) para o VAB [Valor Acrescentado Bruto] da economia nacional”, revela o gabinete de estatísticas português.

Leia mais em TSF