Início » Israel vai cobrar alto se for atacado, diz Netanyahu

Israel vai cobrar alto se for atacado, diz Netanyahu

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, afirmou em seu primeiro pronunciamento após o assassinato do líder da ala política do Hamas, Ismail Haniyeh, que o Estado judeu está pronto para qualquer cenário de conflito no Oriente Médio —apontado diretamente para o Irã.

Nem precisava: Netanyahu elencou três vitórias recentes de Israel contra adversários apoiados pelo Irã que lutam contra Tel Aviv. Citou a morte de um comandante militar do Hamas, a devastação do principal porto dos rebeldes houthis no Iêmen e o ataque a um líder do Hezbollah libanês ocorrido em Beirute horas antes da morte de Haniyeh.

Lendo um comunicado em rede de TV, ele disse: “Cidadãos de Israel, dias desafiadores estão à frente. Desde o ataque em Beirute, há ameaças vindo de todos os lados. Nós estamos preparados para qualquer cenário e ficaremos unidos e determinados ante qualquer ameaça. Israel vai cobrar um preço alto por qualquer agressão contra nós, [vinda] de qualquer arena”.

Confirmando os temores de que voltara de sua viagem dos Estados Unidos na semana passada menos disposto a negociar um cessar-fogo com o Hamas, Netanyahu disse que seguirá lutando pela destruição do grupo e pelo retorno dos mais de cem reféns ainda nas mãos dos palestinos, boa parte deles talvez já morta.

Leia mais em Folha de S.Paulo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!