Início » Criar planos de desvio de tráfego para concertos de grande escala

Criar planos de desvio de tráfego para concertos de grande escala

Leong Sun Iok, Federação das Associações dos Operários de Macau

O Governo anunciou recentemente que um terreno de 94.000 metros quadrados em Cotai foi selecionado como zona de espetáculos temporária ao ar livre de Macau, com capacidade de acomodar entre 50.000 a 80.000 pessoas. Está previsto que o local entre em fase de testes no final deste ano, visando realizar o primeiro espetáculo no início de 2025. Como falta ainda meio ano, espera-se que os departamentos governamentais aprendam com experiências passadas e que, além de fornecer instalações básicas e auxiliares no local, formulem planos antecipadamente para dispersão de multidões a fim de aumentar a capacidade do local.

No início deste ano, uma banda coreana extremamente popular organizou um concerto no Estádio Desportivo de Taipa durante dois dias consecutivos, atraindo um total de 40.000 participantes e inúmeros fãs para a área fora do recinto. No entanto, a oferta de transportes durante esse período foi insuficiente para atender à procura, o que gerou preocupação na comunidade. Tendo como referência a indústria global de concertos e para apoiar o desenvolvimento de Macau como “Cidade de Espetáculos”, o Governo criou um Grupo de Coordenação para os Espectáculos de Grande Dimensão, que inclui cinco departamentos, e anunciou a disponibilidade deste terreno com capacidade para muitos espetadores, o que é um esforço louvável. Acredita-se que isto proporcionará condições favoráveis para atrair espetáculos de classe mundial para Macau, e estima-se que o volume de público de concertos aumente de duas a quatro vezes em comparação com o início deste ano.

Deve-se destacar que, atualmente, os transportes públicos em Macau incluem principalmente autocarros, táxis e o metro ligeiro. Face ao grande fluxo de passageiros, se o trabalho de controlo de multidões e organização do tráfego não for devidamente realizado, não só afetará o uso dos serviços de transporte público por outros residentes, mas também pode causar caos ou até mesmo riscos de acidentes, afetando assim a experiência dos participantes. Portanto, sugere-se que os departamentos governamentais possam fortalecer a comunicação e cooperação interdepartamental para aumentar os benefícios económicos e sociais dos locais, formular medidas de controlo de multidões com antecedência e coordenar os arranjos de tráfego das várias partes e as instalações de apoio ao transporte relevantes.

O local está rodeado por duas estações de metro que ficam a cerca de 20 minutos a pé. Segundo as informações atuais, o metro opera geralmente com duas carruagens, cada uma com capacidade para um máximo de 90 passageiros. O número de carruagens será aumentado para quatro conforme o fluxo de passageiros, no entanto, mesmo que o serviço de metro seja estendido e a frequência aumentada, pode não ser suficiente para lidar com a evacuação de parte das multidões esperadas para espetáculos deste tamanho. Nesse sentido, sugere-se que possamos aprender com a experiência dos concertos realizados no início deste ano e formular planos de transporte antecipadamente, bem como fornecer serviços de autocarro adequados, áreas suficientes para autocarros e táxis, e planos de desvio de tráfego, de modo a permitir que o metro, autocarros e autocarros de ligação se complementem, maximizando assim ainda mais a eficácia da rede de transportes.

Federação das Associações dos Operários de Macau (faom)

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!