Início » Chefe da Casa Civil diz ter omitido ao Governo que pedido sobre gémeas era do filho de Marcelo

Chefe da Casa Civil diz ter omitido ao Governo que pedido sobre gémeas era do filho de Marcelo

O chefe da Casa Civil, Fernando Frutuoso de Melo, assegurou esta terça-feira que "não houve qualquer tratamento de favor por parte da Presidência da República” no caso das gémeas luso-brasileiras. E disse que omitiu "deliberadamente" ao Governo que o pedido era de Nuno Rebelo de Sousa para evitar "pressão".

A comissão de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras tratadas com o medicamento Zolgensma está a ouvir esta tarde o chefe da Casa Civil da Presidência da República sobre a sua intervenção no caso. Esta audição foi aprovada no início de junho.

Após agradecer a oportunidade para “testemunhar e esclarecer qualquer dúvida sobre toda a correspondência”, Frutuoso de Melo recordou outro caso, da bebé Matilde, que em junho de 2019 “comoveu o país”.

“Os portugueses mobilizaram-se e angariaram mais de dois milhões de euros” para o medicamento, que só estava disponível nos EUA. Lembrou ainda que o deputado Moisés Ferreira, do BE, chamou a atenção para o caso e permitiu que o SNS também administrasse o medicamento. “Tal permitiu tratar em Portugal outras crianças, incluindo estas duas”, destacou.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!