Trump saúda desistência de Biden e diz que Kamala será mais fácil de derrotar

O candidato republicano às eleições presidenciais norte-americanas, Donald Trump, saudou a renúncia à reeleição do Presidente Joe Biden, e defendeu que a possível sucessora na corrida eleitoral, Kamala Harris, será mais fácil de derrotar.

por Nelson Moura

“É de longe o pior Presidente da história do nosso país”, disse Trump numa conversa telefónica com a CNN, após a decisão ontem anunciada por Biden.

De seguida, o político republicano comentou o apoio de Biden à sua vice-Presidente, Kamala Harris, como possível candidata do Partido Democrata às eleições de 05 de novembro e afirmou que será mais fácil de derrotar.

Numa mensagem na sua rede social, Donald Trump comentou que “o corrupto Joe Biden não estava apto para se candidatar à presidência e certamente não está apto para ocupar o cargo, e nunca esteve”.

Trump, que perdeu para Biden nas eleições presidenciais de 2020 e nunca admitiu a derrota, acusou-o de ter obtido o cargo “através de mentiras” e implicou todos à sua volta, incluindo os meios de comunicação social, por saberem “que não era capaz de ser Presidente”.

O magnata nova-iorquino aproveitou para atacar a política de imigração da administração Biden, que, criticou, tem permitido a entrada de milhões de migrantes “sem controlo”, muitos dos quais provenientes “de prisões, instituições psiquiátricas e de um número recorde de terroristas”.

“Sofreremos muito com a sua presidência, mas muito rapidamente remediaremos os danos que causou”, observou Trump, que insistiu que vencerá as eleições de 05 de novembro.

“Acredito que é do interesse do meu partido e do país que me afaste e me concentre apenas em servir como Presidente durante o resto do meu mandato”, disse o político democrata numa carta pública.

O líder da Casa Branca, de 81 anos, cuja condição de saúde tem vindo a ser questionada, indicou que vai explicar posteriormente a sua decisão num discurso à nação. O líder dos Estados Unidos disse ter tido “a maior honra” da sua vida nas funções que ocupou durante quase quatro anos e que era sua intenção recandidatar-se.

Biden anunciou ontem que abdica da sua campanha de reeleição e que apoia Kamala Harris como possível sucessora depois de semanas de pressão interna para desistir da corrida. REUTERS/Sarah Silbiger/File Photo

Pouco depois de ter anunciado a sua desistência, o Presidente norte-americano declarou “apoio total e recomendação” à sua vice-Presidente, Kamala Harris, como candidata do Partido Democrata.

“A minha primeira decisão como candidato do partido em 2020 foi escolher Kamala Harris como minha vice-Presidente. E tem sido a melhor decisão que tomei. Hoje quero dar o meu total apoio e recomendação a Kamala para ser a candidata do nosso partido este ano”, lê-se numa mensagem de Biden publicada nas redes sociais.

“Democratas – é altura de nos unirmos e derrotarmos Trump. Vamos a isto”, instou. Trump mantém uma vantagem de três pontos percentuais sobre Joe Biden, a pouco mais de três meses das eleições presidenciais, segundo uma compilação das últimas sondagens hoje divulgada.

Plataforma com Lusa