Mais 30 por cento de visitantes em 2024

O Centro de Intercâmbio de Turismo da Ásia (ATEC, na sigla inglesa) prevê uma recuperação rápida do Turismo em Macau, para níveis semelhantes aos do período pré-pandémico

por Gonçalo Lopes

A ATEC atualizou recentemente as previsões sobre os mercados turísticos de Hong Kong e Macau, prevendo uma rápida recuperação já durante este ano de 2024. O número de visitantes da China continental a Macau, diz a agência da Organização Mundial do Turismo, deverá ultrapassar os 91 por cento, ou mesmo igualar, os níveis atingidos antes da crise pandémica. Em comparação com o ano passado, espera-se que o número de entradas cresça 33,9 por cento.

De forma abrangente, a ATEC avalia o impacto positivo de vários fatores que se alteraram durante este ano; tais como a política nacional de facilitação de entrada e saída de turistas; várias medidas preferenciais adotadas pelos governos da RAEHK e da RAEM, como a abertura da Ponte Shenzhen-Zhongshan; ou os inúmeros eventos de artes performativas que Macau realizou no primeiro semestre do ano. Por isso revê as estimativas de desempenho do mercado, tendo ainda em consideração que o número de viajantes do Continente, para Hong Kong e Macau, mostra já uma efetiva e forte recuperação. Entre janeiro e maio, o número de visitantes da China continental em Macau aumentou 62,3 por cento, em termos homólogos.

Número de visitantes da China continental em Macau deve ultrapassar os 91 por cento, ou mesmo igualar, os níveis atingidos antes da crise pandémica

Razões combinadas

Há várias razões para o rápido crescimento do mercado do turismo, em Hong Kong e Macau, analisadas no relatório da ATEC. Primeiro, o Governo Central apoiou o regresso à normalidade da indústria do turismo nas regiões autónomas, tendo acrescentando dois lotes de dez cidades no Regime de Vistos Individuais para Hong Kong e Macau, e aumentado as isenções fiscais para as compras dos visitantes. Segundo, com o lançamento de uma série de eventos culturais e turísticos, quer em Hong Kong quer em Macau, a vontade dos continentais se deslocarem às duas cidades aumentou de forma significativa e célere. Depois, a indústria da aviação acelerou a abertura de rotas de voos diretos, tendo o mesmo acontecido com os comboios de alta velocidade. Em quarto lugar, a melhoria e otimização do ambiente de serviços em Hong Kong e Macau reforçaram a sua reputação como destino turístico. Por último, com os acordos de entrada e saída múltipla para grupos turísticos, os residentes do Continente integrados em excursões Macau-Hengqin podem fazer múltiplas viagens através da fronteira, no período de sete dias após a entrada em Macau.

Promoções para atrair turistas

Hong Kong e Macau lançaram também uma série de ofertas especiais para atraírem turistas. Este ano marca o 25.º aniversário da transferência de Macau para a China e, como parte das celebrações, estão a ser oferecidos 250.000 bilhetes de avião, transportes transfronteiriços, quartos de hotel, alimentação e bebidas, entretenimento e bilhetes de espetáculos para viajantes internacionais. Bilhetes gratuitos de transporte para Macau estão ainda a ser oferecidos a viajantes que chegam ao aeroporto de Hong Kong.

Artigo publicado no âmbito da parceria com o Macau Daily News

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!