Maioria está insatisfeita com situação política e não acredita que Governo dure os quatro anos em Portugal

Se houver uma crise que precipite eleições, Pedro Nuno Santos será o mais beneficiado (40%). Seguem-se André Ventura (27%) e Luís Montenegro (15%).

por Gonçalo Lopes

A maioria dos portugueses está insatisfeita (56%) com o estado do país político, de acordo com uma sondagem da Aximage para o DN, JN e TSF. As eleições de março passado conduziram a um cenário fragmentado e instável no Parlamento e deram origem a um Governo minoritário. E 53% dos inquiridos não acreditam, por isso, que o Governo se aguente em funções até ao final da legislatura, em 2028.

Luís Montenegro enfrenta hoje, no Parlamento, o seu primeiro debate do Estado da Nação. Um primeiro-ministro que, depois de três meses em funções, é, indiscutivelmente, o político mais popular do país (59% dão-lhe nota positiva, de acordo com o barómetro mais recente). Mas, por outro lado, é um líder partidário que se arriscaria a perder Eleições Legislativas, se as houvesse (o PS regista uma vantagem de dois pontos sobre a AD nas intenções de voto, de acordo com a sondagem publicada domingo passado).

Leia mais em Diário de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!