Empresário Jorge Chiang apresenta candidatura a Chefe do Executivo de Macau

O empresário Jorge Chiang tornou-se um dos primeiros indivíduos a declarar publicamente a sua intenção de concorrer às eleições para o cargo de Chefe do Executivo de Macau, previstas para outubro.

por Nelson Moura
Nelson Moura

Chiang é presidente da Associação de Institucionalismo de Macau, presidente da Associação de Comércio Macau Lotus e supervisor da Associação Desportiva de Artes Marciais Zhong Hua (Macau).

Fundada em 2021, a Associação de Comércio Macau Lotus é uma organização sem fins lucrativos, cujo objetivo é defender o principio “’Um País, Dois Sistemas’, unir o setor comercial e industrial, persistir em amar a pátria e Macau, e salvaguardar os legítimos interesses do comércio e indústria”.

Numa publicação de Facebook divulgada na quarta-feira, o empresário afirma que “o antigo sistema de gestão em Macau já não é adequado ao desenvolvimento” e que “até se tornou uma barreira para o futuro”. Chiang diz que Macau precisa de ter ousadia para “inovar” e “recomeçar do zero”, mantendo o “espírito original do socialismo com características chinesas”.

O candidato diz querer manter o “espírito original do socialismo com características chinesas”, e liderar Macau para uma “nova era” com “novos pensamentos, novos sistemas e nova gestão” governada pelo Estado de Direito.

O atual Chefe do Executivo, Ho Iat Seng, já terá mostrado intenções de se recandidatar a um segundo termo, conforme noticiou a Macau News Agency, citando fontes próximas do governante.

Apenas a primeira eleição para Chefe do Executivo da RAEM, realizada em 1999, teve mais de um candidato na corrida. Na altura, Edmund Ho venceu Stanley Au, com 82 por cento dos votos da Comissão Eleitoral.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!