Turistas estrangeiros em Portugal põem fim à pandemia com recorde de chegadas

Proveitos de alojamento ultrapassaram os seis mil milhões de euros no ano passado. Desde 2019, entraram em operação mais 860 unidades de alojamento turístico no país.

por Gonçalo Lopes

Portugal já conseguiu inverter os efeitos nefastos da pandemia no Setor Turístico. O número de chegadas de turistas estrangeiros cresceu 19,2% no ano passado face a 2022 e 7,7% quando comparado com o fluxo de 2019, exercício pré-covid. No total, chegaram ao país cerca de 26,5 milhões de turistas, divulgou ontem o Instituto Nacional de Estatística (INE). Nos principais mercados emissores verificaram-se crescimentos acima dos dois dígitos, com exceção da Bélgica, e aumentos exponenciais nos casos dos Estados Unidos e Itália.

Espanha manteve a liderança no ranking de países emissores, com perto de 6,7 milhões de espanhóis a optar por Portugal como destino de férias. Este volume significa um aumento de 16,7% face a 2022 e corresponde a uma quota de 25,2%. O Reino Unido regressou à segunda posição entre os principais emissores, apresentando um aumento de 14%, que se traduz num fluxo de 3,3 milhões de britânicos. A performance do Reino Unido levou à queda da França para a terceira posição, apesar de registar um incremento de 11% (3,2 milhões de turistas).

Leia mais em Dinheiro Vivo

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!