Pais em Portugal querem mais tempo para matrículas e professores ficam sem acesso aos computadores

Prazo para as inscrições do 6.º ao 9.º ano e 11.º termina esta sexta-feira e muitos pais ainda não conseguiram inscrever os filhos. A plataforma tem estado a funcionar de forma intermitente. Programa E360 também é utilizado por muitas escolas para lançar notas, estando muitos docentes impedidos de o fazer.

por Gonçalo Lopes

Há pais que ficam acordados durante a noite para tentar inscrever os filhos no Portal das Matrículas (E360), uma tarefa que se tem revelado difícil devido às dificuldades de acesso ao site que têm tornado quase impossível a regularização escolar dos alunos.

O alerta é de Mariana Carvalho, presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP). A responsável explica ao DN ter pedido ao Ministério da Educação uma explicação para saber “os trâmites a seguir para que nenhum aluno fique por matricular”. “Esta situação provoca muita ansiedade aos pais e é necessário perceber se deve ou não ser alargado o prazo das matrículas”, afirma. Recorde-se que o Governo decidiu, a 26 de junho, prolongar o período para renovação de matrículas do 6.º, 7.º, 8.º, 9.º e 11.º anos. O prazo, que terminava na passada sexta-feira, foi estendido até sexta-feira, 5 de julho. Contudo, os problemas com a plataforma continuaram tendo sido muito difícil o acesso.

Leia mais em Diário de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!