Nova Ponte Shenzhen-Zhongshan para atrair VIPs

A Ponte Shenzhen-Zhongshan abriu oficialmente no último domingo, encurtando a viagem entre Shenzhen e Zhongshan, de duas horas para trinta minutos. Andy Wu, presidente da Associação de Indústria Turística de Macau, sugere que nova ponte seja utilizada para atrair visitantes com maior capacidade de consumo, quer de Shenzhen quer das cidades vizinhas, promovendo o turismo “multi-destino” na Área da Grande Baía.

por Gonçalo Lopes

Wu considera que a abertura da Ponte Shenzhen-Zhongshan é de grande importância, pois não só vai atrair turistas de Shenzhen a Macau, como turistas das cidades vizinhas de Dongguan, Huizhou, entre outras. No passado, esses turistas visitavam sobretudo Hong Kong, devido à distância para Macau, recorda Wu. Agora a viagem é muito mais curta, o que vai incentivar esses turistas a visitarem Macau. O empresário frisa que os residentes de Shenzhen têm um forte poder de compra, o que pode impulsionar a indústria do turismo em Macau e, simultaneamente, estimular as indústrias da restauração e do retalho.

As novas medidas de aumento do valor da isenção de direitos aduaneiros para bens transportados em bagagem pessoal, por parte dos residentes que regressem do interior da China para Macau, são também boas notícias. Como o período de férias de verão, a entrada em funcionamento da Ponte Shenzhen-Zhongshan vai apoiar ainda mais as entradas e gastos nas férias.

O setor de viagens vai intensificar o desenvolvimento de novos produtos turísticos, ligando os recursos turísticos de Zhuhai, Hengqin e Macau

Wu destaca o facto de que várias rotas de autocarros que fazem o percurso Guangdong-Hong Kong, e para Zhongshan, terem sido desviadas para a nova ponte. Espera-se que outras rotas diretas, como as de Shenzhen para Zhuhai, sejam também reencaminhadas, o que facilitará ainda mais as viagens para Macau. O empresário realça que, desde o início deste ano, têm surgido muitas boas notícias para o turismo de Macau, à medida que Governo e a indústria reforçaram ativamente promoções por todo o país, incluindo em cidades da província de Guangdong, mas também no estrangeiro. Wu espera que, com as tantas notícias favoráveis combinadas, a indústria do turismo possa elevar os seus serviços, reconhecendo que algumas agências de viagens já começaram até a organizar excursões utilizando a Ponte Shenzhen-Zhongshan, bem recebidas pelo público. No passado, as agências de viagens de Macau haviam já lançado produtos de “turismo multidestino” para a Área da Grande Baía, incluindo rotas que abrangem Shenzhen. Contudo, o longo tempo de viagem tornava estas ofertas menos atrativas. Agora que a Ponte Shenzhen-Zhongshan está em funcionamento, o setor de viagens vai intensificar o desenvolvimento de novos produtos turísticos, ligando os recursos turísticos de Zhuhai, Hengqin e Macau.

Vale a pena notar que a via expressa Shenzhen-Zhongshan, a partir do Aeroporto de Shenzhen, foi também inaugurada, encurtando o tempo de viagem entre o Aeroporto Internacional de Bao’an e o Aeroporto de Zhongshan, para menos de 50 minutos. Wu sugere que Macau reforce a sua cooperação com o Aeroporto de Shenzhen, de forma a atrair passageiros e visitantes internacionais, e assim expandir os seus mercados turísticos.

Artigo publicado no âmbito da parceria com o Macau Daily News

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!