Para 40%, governos, empresas e sociedade não fazem nada para lidar com mudanças do clima

Quatro em cada dez brasileiros afirmam que o governos federal, as gestões estaduais, as prefeituras, a sociedade e as grandes empresas do país não estão fazendo nada para lidar com os impactos do aquecimento global. Quando as atitudes avaliadas são do Congresso Nacional, a taxa sobe e passa de metade da população.

por Nelson Moura

Os dados são da mais recente pesquisa Datafolha, divulgada nesta terça-feira (2), que entrevistou 2.457 pessoas de 16 anos ou mais em 130 municípios pelo Brasil, entre os dias 17 e 22 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com taxa de confiança de 95 por cento.

Enquanto cerca de 40 por cento dos participantes veem inação da parte de autoridades políticas, população e corporações, esse índice cai para 28 por cento quando são analisadas as ONGs (organizações não governamentais). Elas registraram a avaliação mais positiva, com 13 por cento dizendo que as entidades fazem mais do que deveriam para mitigar os efeitos da crise climática.

Em seguida vem o setor agrícola brasileiro, que 10 por cento dos entrevistados avaliam que faz mais do que deveria nesse tema, ao passo que 32 por cento dizem que não faz nada para lidar com os efeitos das mudanças do clima.

Leia mais em Folha de S.Paulo