Guterres dá entrevista à agência de notícias russa Tass e refere a Ucrânia uma vez

Secretário-geral da ONU concede longa entrevista a órgão de comunicação do Estado russo em que fala das limitações do seu cargo e do organismo a que preside, de Inteligência Artificial e de alterações climáticas. O tema da paz é também referido, mas sempre na perpetiva global. A guerra na Ucrânia é referida en passant.

por Gonçalo Lopes

“As Nações Unidas foram criadas para a paz e temos um problema com a paz. Quer dizer, eu gostaria de poder fazer o que puder, sabendo, e repito, que sou apenas uma voz, com o potencial de unir as pessoas, e ver se, até ao final do meu mandato, alguns dos conflitos mais dramáticos que temos hoje – no Médio Oriente, na Ucrânia, no Sudão – serão resolvidos.”

As palavras de António Guterres, atual secretário-geral da ONU, em entrevista a um jornalista da agência de notícias russa TASS, a 28 de junho e divulgada esta terça-feira, são a única vez em que o português refere a Ucrânia especificamente ao longo dos 21 minutos do encontro com o diretor-adjunto daquele orgão do Estado russo, Mikhail Gusman.

Leia mais em Diário de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!