De Mangualde saíram os primeiros carros elétricos made in Portugal

Automóvel: Produção em série arranca em outubro. Começaram ontem a sair da Stellantis os primeiros de 719 veículos elétricos para o SNS. Investimento de 119 milhões criou 63 novos empregos.

por Gonçalo Lopes

Fruto de um investimento de 119 milhões de euros, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), saíram ontem da linha de montagem da Stellantis de Mangualde os primeiros veículos totalmente elétricos produzidos “em grande escala” em Portugal. Um momento “histórico” nas palavras de Carlos Tavares, CEO do grupo Stellantis, e que foi testemunhado pelo Presidente da República e pelo ministro da Economia. A produção em série arranca em outubro.

Inaugurada há 62 anos, então como Citroën Lusitânia, da fábrica de Mangualde saíram já, nestas seis décadas, cerca de 1,7 milhões de veículos. Agora, a aposta é na transição energética, tendo liderado uma das agendas mobilizadoras para a inovação empresarial, que reuniu 37 parceiros no projeto “GreenAuto”, que levou a um investimento conjunto dos referidos 119 milhões de euros. Das várias transformações realizadas na fábrica, designadamente com novas instalações destinadas à área de montagem e ferragem, o projeto permitiu a criação de uma nova linha de montagem de baterias, que permitiu a criação de 63 novos postos de trabalho.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!