Cerimónia de hasteamento da bandeira e recepção marcam 27º aniversário do retorno de Hong Kong à pátria

O governo da Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEHK) da China realizou nesta segunda-feira uma cerimônia de hasteamento da bandeira e uma recepção para celebrar o 27º aniversário do retorno de Hong Kong à pátria.

por Gonçalo Lopes

O vice-presidente do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC), Leung Chun-ying, o chefe do Executivo da RAEHK, John Lee, e Zheng Yanxiong, diretor do Gabinete de Ligação do Governo Popular Central na RAEHK, bem como funcionários do Escritório para a Salvaguarda da Segurança Nacional do Governo Popular Central na RAEHK, do Gabinete do Comissário do Ministério das Relações Exteriores da China na RAEHK e da Guarnição do Exército de Libertação Popular da China em Hong Kong participaram na cerimônia de hasteamento da bandeira na Praça de Bauhinia Dourada, na manhã desta segunda-feira.

Após a cerimônia, o governo da RAEHK ofereceu uma grande recepção no Centro de Convenções e Exposições de Hong Kong. Foi exibido um filme resumindo o trabalho do governo da RAEHK ao longo do ano passado.

Em seu discurso na recepção, Lee disse que Hong Kong superou a tempestade da pandemia e retomou totalmente as viagens normais, concluiu a legislação local do Artigo 23 da Lei Básica da RAEHK para cumprir a responsabilidade constitucional e a missão histórica, melhorou a governança distrital e implementou totalmente o princípio de “patriotas administrando Hong Kong”.

Ele acrescentou que Hong Kong estabeleceu equipes de atendimento em todos os 18 distritos para ajudar os residentes necessitados em diferentes níveis, já que o governo tem trabalhado assiduamente para desenvolver a economia e melhorar a subsistência das pessoas.

Observando que o governo central enviará outro par de pandas gigantes, que chegará a Hong Kong em alguns meses, Lee disse que está profundamente grato ao governo central por seu cuidado e apoio a Hong Kong.

Olhando para o futuro, o governo da RAEHK concentrará seus esforços em três áreas principais: desenvolver a economia e melhorar a vida das pessoas, reforçar a vantagem competitiva de Hong Kong e explorar novas áreas de crescimento, bem como aproveitar as oportunidades nacionais e internacionais e embarcar no “trem rápido” do desenvolvimento nacional, afirmou Lee.

“Embora existam oportunidades e desafios para Hong Kong hoje, nossas oportunidades superam decididamente os desafios”, disse ele, acrescentando que o governo assumirá corajosamente suas responsabilidades e apresentará bons resultados.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!