Liderança do PCCh realizará plenário sobre reforma de 15 a 18 de julho

O Partido Comunista da China (PCCh) convocará a terceira sessão plenária de seu 20º comitê central em 15 de julho, em Pequim.

por Gonçalo Lopes

O plenário, que examinará principalmente questões relacionadas a um maior aprofundamento abrangente da reforma e o avanço da modernização chinesa, durará até 18 de julho, de acordo com uma reunião do Birô Político do Comitê Central do PCCh realizada nesta quinta-feira.

Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do PCCh, presidiu a reunião desta quinta-feira.

A reunião decidiu apresentar um projeto de decisão sobre um maior aprofundamento abrangente da reforma e o avanço da modernização chinesa ao plenário para deliberação.

Na reunião, os membros do Birô Político foram informados sobre os comentários sobre o projeto, que foram retirados de dentro e fora do Partido. A minuta será atualizada após as discussões na reunião.

O projeto analisou minuciosamente as novas situações e problemas no progresso da modernização chinesa e planejou cientificamente os arranjos gerais para aprofundar as reformas, de acordo com a reunião.

Foi observado que o projeto serve como um documento programático que orienta o aprofundamento da reforma em todos os aspectos na nova jornada e demonstra a determinação do Comitê Central do Partido, com o camarada Xi Jinping no núcleo, de abrir amplas perspectivas para a modernização chinesa por meio de um maior aprofundamento da reforma.

Elaborando as metas e os objetivos de impulsionar a reforma, a reunião disse que a China concluirá a construção de uma economia de mercado socialista de alto padrão até 2035.

O sistema e a capacidade de governança serão basicamente modernizados e a modernização socialista será basicamente alcançada até 2035, acrescentou.

A reunião explicitou os princípios a serem defendidos na promoção da reforma.

Também foram enfatizadas a manutenção da liderança geral do Partido e a salvaguarda da autoridade do Comitê Central do Partido e de sua liderança centralizada e unificada.

O encontro enfatizou a filosofia centrada nas pessoas, acrescentando que a posição principal das pessoas e sua criatividade devem ser respeitadas.

A reunião ressaltou ainda a busca pela inovação durante a adesão ao que foi feito corretamente.

A reunião apontou que o socialismo com características chinesas deve ser inabalavelmente defendido e a inovação deve ser explorada em aspectos teórico, prático, institucional, cultural e outros.

A reunião também pediu a busca pela melhoria institucional e a melhoria do design de alto nível.

Ela ressaltou a importância de se aprofundar as reformas e avançar na modernização chinesa sob o Estado de Direito.

O encontro também enfatizou a importância da adoção do pensamento sistêmico para equilibrar as relações-chave entre economia e sociedade, governo e mercado, eficiência e justiça, vitalidade e ordem, bem como desenvolvimento e segurança.

“A liderança do Partido é a garantia fundamental para aprofundar ainda mais a reforma e avançar na modernização chinesa”, observou a reunião, pedindo a transformação do plano de reforma em uma poderosa força motriz para o avanço da modernização chinesa.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!