Debate de Biden versus Trump reeditado, agora com civilidade (espera-se)

Lançamento da campanha para as presidenciais acontece nas primeiras horas de sexta-feira. O democrata esteve uma semana a preparar-se. O republicano pede despistagem de drogas e diz que debater é “mais uma atitude do que outra coisa”.

por Gonçalo Lopes

Uma sensação de déjà vu é inevitável quando confrontados com a próxima corrida eleitoral nos Estados Unidos. Salvo algum imprevisto, e ainda antes das convenções do Partido Democrata e do Partido Republicano entronizarem respetivamente Joe Biden e Donald Trump candidatos às presidenciais, tal como em 2020, a CNN realiza na noite de quinta-feira (2.00 de sexta-feira em Lisboa) o primeiro debate entre ambos. Mas nem tudo se repete. O caos do embate de setembro de 2020, no qual o então presidente interrompeu o candidato democrata 35 vezes, ao ponto deste lançar um “Cala-te, homem”, não deve voltar a acontecer porque as regras foram alteradas.

Os candidatos concordaram num modelo de debate de hora e meia sem público a assistir e no qual só o microfone do falante é que estará ligado. A cadeia televisiva classifica o evento de histórico porque é o primeiro entre um presidente em funções e um ex-presidente e também por ser o que decorre mais cedo no calendário desde o primeiro debate televisivo para as eleições presidenciais, em 1960. Por norma, o primeiro debate acontece em setembro ou outubro – e as eleições federais estão marcadas para a primeira terça-feira de novembro.

Leia mais Diário de Notícias