Como as baterias dos carros elétricos podem ajudar a rede (e conquistar condutores)

Construtores estão a explorar o armazenamento de energia nas baterias dos automóveis para ajudar as empresas e serviços públicos do setor energético a gerir as redes e economizar o dinheiro dos clientes, transformando um componente caro num ativo industrial.

por Gonçalo Lopes

Os carros elétricos são mais caros do que os modelos a gasolina, em grande parte porque as baterias são muito caras. Mas uma nova tecnologia pode transformar esses dispositivos caros num ativo, dando aos proprietários benefícios como a redução das contas de serviços públicos, pagamentos de aluguer mais baixos ou estacionamento gratuito.

A Ford Motor, a General Motors, a BMW e outros fabricantes de automóveis estão a estudar a possibilidade de utilizar as baterias dos automóveis elétricos para armazenar o excesso de energia renovável e ajudar os serviços públicos a lidar com as flutuações da oferta e da procura de energia. Os fabricantes de automóveis ganhariam dinheiro ao servirem de intermediários entre os proprietários dos veículos e os fornecedores de energia.

Milhões de carros podem ser considerados como um enorme sistema de energia que, pela primeira vez, será ligado a outro enorme sistema de energia, a rede elétrica, disse Matthias Preindl, professor associado de Sistemas Eletrónicos de Potência na Universidade de Columbia.

Leia mais em Diário de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!