Mark Rutte, o “sussurrador de Trump”, vai ser o novo secretário-geral da NATO

O governante dos Países Baixos será o próximo secretário-geral da NATO. Os 32 membros da aliança concordam que o primeiro-ministro holandês cessante é a escolha para suceder a Jens Stoltenberg. Após o apoio da Hungria e da Eslováquia, a Roménia também já confirmou hoje, com Klaus Iohannis a retirar a candidatura

por Nelson Moura

A confirmação de Rutte significa que a questão da sucessão fica resolvida antes de julho, quando os líderes da NATO se deslocarem a Washington para assinalar o 75.º aniversário da aliança.

Rutte assume a liderança da NATO num momento crítico. O novo cargo terá início a 2 de outubro, pouco mais de um mês antes das eleições nos EUA, que vão moldar o destino da aliança militar. O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, atual candidato republicano, prometeu manter-se na NATO, mas ameaçou cortar a ajuda dos EUA à Ucrânia se for reeleito.

Os observadores, no entanto, atribuem a Rutte o mérito de ser um “sussurrador de Trump”, segundo o jornal Político, alguém com a capacidade de falar ao ouvido do magnata novaiorquino, graças à sua facilidade de fazer acordos com políticos de diferentes origens, chegando mesmo a merecer o elogio do então presidente dos EUA, quando disse sobre Mark Rutte: “Gosto deste gajo!”

Leia mais em TSF

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!