Espetáculos ao ar livre para 50 mil pessoas no Cotai

Macau quer tornar-se numa “Cidade de Espetáculos” e “Cidade do Desporto”, tendo o Chefe do Executivo, Ho Iat Seng, defendido que o desenvolvimento das artes performativas, convenções e exibições, fomenta o avanço das indústrias não relacionadas com o jogo. O setor das artes performativas, em particular, regista avanços positivos nos últimos dois anos, com vários artistas internacionais a atuarem em Macau. No entanto, os recintos cobertos disponíveis são relativamente pequenos, tendo o maior deles capacidade para apenas 16.000 pessoas. Já os espaços ao ar livre incomodam os residentes na vizinhança. O Governo identificou agora um novo espaço ao ar livre, que se espera poder receber entre 50 mil pessoas - poderá ir a 80 mil - num ambiente de luxo, sem afetar os residentes. Espera-se que o “Local de Espetáculos ao Ar Livre de Macau” esteja concluído até final deste ano, para uso em 2025.

por Gonçalo Lopes

Em articulação com a estratégia de diversificação da económica “1+4”, o Governo escolheu no Cotai um terreno público, com 94 mil metros quadrados, onde pretende construir este recinto: no cruzamento da Avenida do Aeroporto com a Rua de Ténis. Assim criará boas condições para espetáculos de grande dimensão, ao ar livre, ajudando a atrair espetáculos de nível internacional.

O Chefe do Executivo voltou esta semana a realçar que Macau não pode depender apenas da indústria do jogo. O Governo aprendeu uma lição amarga e está determinado a apostar na diversificação, concentrando-se em quatro indústrias prioritárias, segundo instruções do Governo Central. No ano passado, o Governo formulou um plano de desenvolvimento quinquenal para a diversificação económica adequada, acreditando-se que os frutos podem ser colhidos no prazo de cinco anos.

A Administração lembra que vários espetáculos de grande escala foram realizados nos últimos anos, mas vários residentes manifestam a necessidade de espaços próprios ao ar livre, além dos atuais espaços cobertos. Após a escolha do terreno referido, vários serviços públicos procedem já aos trabalhos preparatórios para a elaboração do projeto e do concurso público para a obra. No local serão erguidas as insfraestruturas necessárias e instalados equipamentos complementares para a realização dos espetáculos. Essas instalações permitem eventos de artes performativas de nível internacional, atraindo instituições locais e do exterior a planearem e organizarem eventos culturais e espetáculos. O Governo continuará a apoiar e a desenvolver uma “Cidade de Espetáculos”, mediante políticas culturais diversificadas. Espera-se a que a cultura seja um novo motor de desenvolvimento, como “Base de Intercâmbio e Cooperação para a Promoção da Coexistência Multicultural, com Predominância da Cultura Chinesa”; potenciando as sinergias da “Cultura+”.

O desporto é outra das indústrias em foco, tendo Ho Iat Seng indicado o objetivo de se realizarem dois eventos desportivos internacionais por mês – 24 por ano.

Os 6.500 bilhetes para as Taças Mundiais ITTF Masculina e Feminina realizadas, em abril, esgotaram em 2,4 segundos, o que demonstra o potencial destes eventos, e seus benefícios económicos. No ano passado, este tipo de eventos rendeu receitas de bilheteira a rondar mil milhões de patacas; mas muitas outras receitas podem ser geradas.

No que toca aos planos para atrair mais viajantes internacionais, Ho Iat Seng explicou que a pandemia, bem como a recessão económica na Europa e Estados Unidos, tiveram grande impacto nos voos internacionais. No ano passado, 65 por cento dos visitantes vieram do Continente, tendo os restantes 35 por cento vindo do Sudeste Asiático, Hong Kong, e outras origens. No futuro, Macau deve primeiro consolidar o mercado do Sudeste Asiático, expandindo depois para a Europa, Estados Unidos e Médio Oriente.

Artigo publicado no âmbito da parceria com o Macau Daily News

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!