2 em cada 3 brasileiros contra projeto lei antiaborto após violação

Mais da metade dos evangélicos discorda do veto ao procedimento após a 22ª de gestação em caso de violência sexual

por Nelson Moura

Nova pesquisa Datafolha mostra que 66 por cento dos brasileiros são contrários ao Projeto de Lei 1904/2024. De autoria do deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), a proposição prevê uma alteração no Código Penal de 1940. Se aprovada, fará com que mulheres vítimas de estupro que realizarem o aborto após a 22ª semana de gestação, quando a viabilidade fetal é presumida, tenham pena equiparada à reclusão prevista em caso de homicídio simples, que pode chegar a 20 anos.

O levantamento ouviu 2.021 pessoas de idades a partir de 16 anos, distribuídas em 115 municípios do Brasil, nos dias 17, 18 e 19 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95 por cento.

Ante os 66 por cento que se posicionam contrários à proposição, 29 por cento são favoráveis, 2 por cento disseram que são indiferentes e 4 por cento não sabem. Nem todos, porém, ficaram sabendo do projeto. Enquanto 56 por cento dos entrevistados afirmam conhecer o PL, 44 por cento não têm conhecimento.

Leia mais em Folha de S.Paulo

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!