Xi enfatiza lealdade política do Exército Popular da China

O presidente chinês, Xi Jinping, enfatizou a lealdade política das forças armadas durante uma reunião crucial sobre o trabalho político nelas foi realizada em Yan'an, uma antiga base revolucionária na Província de Shaanxi, no noroeste da China.

por Nelson Moura

Xi, também secretário-geral do Comité Central do Partido Comunista da China (PCC) e presidente da Comissão Militar Central (CMC), exigiu esforços para garantir uma sólida garantia política para a construção de um exército forte, ao discursar na Conferência de Trabalho Político da CMC, realizada de segunda a quarta-feira.

A conferência de Yan’an, que Xi decidiu pessoalmente convocar, ocorreu 10 anos depois de uma reunião semelhante ter sido realizada em Gutian, Província de Fujian, no leste da China. Os participantes discutiram e tomaram providências para promover o trabalho político no Exército de Libertação Popular (ELP).

Xi enfatizou a necessidade de manter a liderança absoluta do Partido sobre as forças armadas e construir uma equipa de quadros de alta qualidade que seja leal, íntegra, responsável e capaz de cumprir a missão de fortalecer as forças armadas.

Na tarde de segunda-feira, Xi liderou os membros da CMC e chefes de vários departamentos e unidades a visitar as relíquias revolucionárias em Wangjiaping, onde a sede da CMC esteve estacionada de agosto de 1937 a março de 1947.

Xi visitou as antigas residências de líderes revolucionários, incluindo Mao Zedong, Zhou Enlai e Zhu De em Yan’an para honrar a memória da sua luta revolucionária. A conferência de Yan’an marca um regresso às raízes das forças armadas, disse Xi.

O presidente pediu aos oficiais militares de alto escalão que assumam as responsabilidades confiadas pelo Partido e pelo povo para continuar a fortalecer as forças armadas.

Xi visitou as antigas residências de líderes revolucionários, incluindo Mao Zedong, Zhou Enlai e Zhu De em Yan’an para honrar a memória da sua luta revolucionária. Foto Xinhua

Xi fez um discurso importante na conferência, observando que, após o 18.º Congresso Nacional do PCC em 2012, o Comité Central do PCC realizou a conferência de trabalho político militar de 2014 em Gutian e melhorou a conduta política por meio de iniciativas de retificação.

Medidas para governar as forças armadas com disciplina rigorosa foram implementadas de forma abrangente com determinação e intensidade sem precedentes, alcançando conquistas históricas no aumento da lealdade política nas forças armadas, de acordo com Xi.

Xi ressaltou que o trabalho político é sempre a linha de vida das forças armadas do país. As forças armadas devem ser sempre lideradas por aqueles que são confiáveis e leais ao Partido, e não deve haver lugar para a corrupção dentro das forças armadas.

Observando que as forças armadas da China são confrontadas com desafios complicados no trabalho político, Xi disse que é necessário aumentar continuamente a lealdade política nas forças armadas para garantir que as forças armadas do povo sempre mantenham os seus valores fundamentais, mantenham a pureza e sigam estritamente a disciplina.

Ele também analisou os problemas profundos que precisam de ser abordados no trabalho político militar, enfatizando que uma das causas raízes desses problemas está na falta de ideais e crenças. Xi pediu ao pessoal relevante em todos os níveis, especialmente quadros de alto escalão, para fazerem introspecção, se envolverem em reflexões profundas e fazerem retificações sérias.

Xi destacou o trabalho fundamental para aumentar a lealdade política nas forças armadas, pedindo esforços para armar as forças armadas com as novas teorias do Partido e melhorar a liderança das organizações do Partido, bem como as suas capacidades de organização e implementação.

A liderança do Partido deve ser mantida em todos os campos e em todo o processo de reforço da prontidão para o combate, observou Xi. O presidente pediu esforços para nutrir um contingente de oficiais de alto calibre, erradicar o terreno fértil para a corrupção e melhorar a supervisão abrangente de oficiais de alta patente em termos de desempenho do dever e exercício do poder.

Oficiais em todos os níveis, especialmente aqueles nas patentes mais altas, devem liderar pelo exemplo e servir como pioneiros e modelos, disse Xi.

Plataforma com Xinhua