Rússia ameaça UE com medidas “dolorosas” por empréstimo a Kiev com bens russos

A Rússia ameaçou, esta quinta-feira, a União Europeia (UE) com medidas "extremamente dolorosas", após o acordo do G7 sobre um empréstimo à Ucrânia a ser financiado pelos juros dos bens do Banco Central russo congelados em território comunitário.

por Nelson Moura

“Na Rússia, existem propriedades e bens europeus suficientes, e a inevitável retaliação russa será extremamente dolorosa para Bruxelas”, advertiu a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, numa conferência de imprensa.

O empréstimo, no valor de cerca de 46 mil milhões de euros, chegará à Ucrânia antes do final deste ano. Zakharova sustentou que “destinar fundos, na prática, roubados à Rússia para a aventura militar do regime de Kiev e dos seus patrocinadores é criminoso e cínico”.

“Uma medida destas não trará nada de bom para o Ocidente. As iniciativas ilegais relacionadas com o fornecimento de dinheiro a Kiev à custa de outros estão condenadas a provocar um permanente desequilíbrio no sistema financeiro e crises destrutivas”, avisou.

Leia mais em JN

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!