Parte continental alerta PPD de Taiwan para não “brincar com fogo”

Um porta-voz da parte continental da China emitiu nesta quarta-feira uma severa advertência às autoridades do Partido Progressista Democrata (PPD) de Taiwan, alertando que não devem "brincar com fogo" ao citar o "direito à autodefesa", pois qualquer medida imprudente só acelerará sua própria ruína.

por Gonçalo Lopes

Chen Binhua, porta-voz do Departamento dos Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado, fez as observações ao responder a uma pergunta sobre a recente declaração de uma autoridade de Taiwan de que a ilha pode responder às ações do Exército de Libertação Popular exercendo “autodefesa” ou lançando “contra-ataques” em determinadas circunstâncias.

Observando que Taiwan é uma parte da China, Chen disse que a ilha não tem o “direito à autodefesa”.

“As tentativas do PPD de impor limites às nossas ações justas para salvaguardar a nossa soberania nacional e integridade territorial são totalmente inúteis”, disse ele.

O porta-voz também criticou as tentativas do PPD de conspirar com forças externas, bem como suas tentativas de enganar o povo de Taiwan e enganar a comunidade internacional, criando narrativas falsas, como a necessidade de combater a “ameaça da parte continental”.

O separatismo da “independência de Taiwan” e a interferência externa são as maiores fontes de perigo e instabilidade no Estreito de Taiwan, disse Chen.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!