Chefe do Executivo reconhece papel dos portugueses no desenvolvimento da RAEM

O Chefe do Executivo começou por saudar o povo português, os portugueses que vivem em Macau e a comunidade macaense. “A cooperação amistosa mantida entre a China e Portugal é um modelo exemplar de cooperação e intercâmbio entre dois países que têm diferente sistema social, contexto histórico e dimensão territorial”, notou.

por Gonçalo Lopes

A Região Administrativa Especial de Macau “tem laços profundos com Portugal, com o qual sempre manteve boas relações. A cooperação e o intercâmbio entre as duas partes nos domínios da economia e do comércio, da inovação científica e tecnológica, dos recursos humanos, dos cuidados médicos e de saúde, da educação e da cultura têm sido continuamente reforçados”, acrescentou.

“O desenvolvimento da RAEM tem sido concretizado de forma saudável nos seus múltiplos aspectos, a diversificação das indústrias começou a produzir efeitos, a integração entre Macau e Hengqin e a construção da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau foram aceleradas de forma constante, dando início a uma nova conjuntura de recuperação económica”, disse Ho Iat Seng.

“Estas realizações – frisou o Chefe do Executivo – são inseparáveis dos esforços incessantes das comunidades portuguesas de Macau, e comprovaram a sua tenacidade, a dedicação e o profissionalismo. Gostaria de aproveitar esta ocasião para agradecer sinceramente às comunidades portuguesas pelo seu apoio e cooperação no trabalho do Governo da RAEM, bem como o seu contributo para a promoção do desenvolvimento económico e social de Macau”.

O Chefe do Executivo reafirmou ainda que “com o forte apoio do Governo Central, continuaremos a persistir no princípio «um País, dois sistemas», a cumprir rigorosamente a Lei Básica, a manter as características multiculturais de Macau, a promover a criação de uma Base de Intercâmbio e Cooperação para a Promoção da Coexistência Multicultural com Predominância da Cultura Chinesa, e esforçar-nos por melhorar continuamente o bem-estar de todos os residentes de Macau entre os quais as comunidades portuguesas”.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!