Engenheiro alerta para riscos na construção de novo túnel na Taipa

O Governo deve avaliar com prudência os potenciais riscos para o ambiente decorrentes da construção do túnel da Colina da Taipa Grande, indicou o engenheiro civil Lee Hay Ip

por Mei Mei

Em declarações ao jornal Ou Mun, o também presidente do conselho fiscal da Associação de Empresas de Consultores de Engenharia de Macau salientou o perigo de contaminação dos solos e águas subterrâneas.

O engenheiro recordou que a linha do túnel vai atravessar a zona inferior do Aterro-Lixeira na Taipa Grande, por isso, as sondagens geotécnicas de explorações preliminares têm que incluir não só os testes físicos, mas também análises a potenciais contaminações do solo e águas subterrâneas. O responsável alertou para a possível libertação de químicos poluentes que podem afectar a intensidade e resistência do betão armado.

Recorde-se que o Aterro-Lixeira da Taipa Grande deixou de funcionar em 1988 depois de ter atingido a capacidade máxima, seguindo-se um plano de reflorestação que culminaria com a abertura ao público do Parque Natural da Taipa Grande.

Leia mais em Hoje Macau

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!