Instituto nacional de Angola assina acordo com associação de Macau para promoção de empreendedorismo

O Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) de Angola e a Associação de Empreendedorismo e Inovação em Macau – China e Países de Língua Portuguesa (AEIMCP-MACAU) assinaram um acordo que visa ajudar a fortalecer os ecossistemas de empreendedorismo e inovação nas duas regiões

por Nelson Moura

Este acordo, assinado em Luanda, procura promover a troca de informações, o desenvolvimento colaborativo de projetos inovadores e a criação de oportunidades de negócios entre as duas regiões.

“Esta parceria representa um passo significativo nos nossos esforços para apoiar o crescimento de empresas inovadoras e conectar os ecossistemas empreendedores de Angola e Macau/China,” declarou João Muinguilo Lunda Nkosi, Presidente do Conselho de Administração da INAPEM.

Nos termos do acordo, o INAPEM e a AEIMCP-MACAU irão colaborar em várias iniciativas, incluindo partilha de dados sobre programas de formação, oportunidades de financiamento e eventos especializados; criação de programas conjuntos para estimular projetos inovadores colaborativos; promoção de parcerias e conexões de negócios entre empreendedores e startups de ambos os ecossistemas; provisão de acesso a redes de contato relevantes nos mercados angolano e de Macau/China; e promoção e facilitação do acesso a programas direcionados a nómadas digitais.

“Esta parceria é um testemunho da crescente importância dos laços empreendedores entre Angola e Macau/China,” afirmou Marco Duarte Rizzolio, Presidente da AEIMCP-MACAU. Para Rizzolio, a colaboração mútua permitirá o aproveitamento das forças e recursos de ambas as regiões, criando novas oportunidades de inovação e crescimento económico.

O Memorando de Entendimento entre INAPEM e AEIMCP-MACAU abre caminho para uma colaboração mais estreita e uma troca contínua no futuro, ajudando a impulsionar o desenvolvimento de um ecossistema empreendedor próspero em Angola e Macau/China.

O INAPEM é a instituição pública de Angola responsável por promover o desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas, e tem como missão implementar políticas governamentais de apoio e fortalecimento do segmento empresarial nacional.

A AEIMCP-MACAU é a gestora do Programa 929 Challenge, destinado a apoiar o desenvolvimento de empresas inovadoras e a criar um ecossistema de empreendedorismo lusófono conectado à Região da Grande Baía da China.