Associação de Comunicação em Língua Portuguesa anuncia nova edição de concurso de fotografia

A “Somos! - Associação de Comunicação em Língua Portuguesa” (Somos – ACLP) lançou hoje a quinta edição do concurso de fotografia "Somos – Imagens da Lusofonia" com o tema “Em cada rosto, um legado coletivo”, focando-se na fotografia de retrato para capturar a multiculturalidade e interculturalidade do mundo lusófono.

por Nelson Moura
Nelson Moura

A proposta desta edição é evidenciar os traços identitários e elementos distintivos das diversas comunidades lusófonas, refletindo a herança cultural transmitida através das gerações. Os participantes são desafiados a usar diferentes técnicas de fotografia de retrato para mostrar as singularidades físicas e culturais que constituem o legado coletivo da lusofonia.

Aberto a todos os cidadãos e residentes das regiões lusófonas, o concurso convida fotógrafos a submeterem trabalhos que estejam alinhados com o tema e tenham sido capturados em países como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Goa, Damão e Diu.

A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas através do site oficial da Somos – ACLP entre 20 de maio e 20 de junho de 2024.

As fotografias submetidas serão avaliadas por um júri de profissionais com base em originalidade, qualidade, adequação ao tema, criatividade, características técnicas e a eficácia na transmissão de mensagens relacionadas com o mundo lusófono. As três melhores fotografias serão premiadas com valores de 10.000, 5.000 e 3.500 patacas para o primeiro, segundo e terceiro lugares, respetivamente. Além disso, poderão ser atribuídas menções honrosas.

As fotografias vencedoras, juntamente com outras selecionadas pela sua relevância, serão exibidas numa exposição organizada pela Somos – ACLP em Macau. A iniciativa busca promover o entendimento e a proximidade entre as regiões lusófonas e destacar o papel de Macau como uma ponte entre a China e os países de língua portuguesa.

A V edição do concurso “Somos – Imagens da Lusofonia” conta com o apoio do Fundo de Desenvolvimento da Cultura do Governo da RAEM, reforçando o compromisso de valorizar e divulgar a riqueza cultural lusófona.

Os vencedores serão selecionados por um júri composto pelos fotógrafos Gonçalo Lobo Pinheiro, Osvaldo Silva, Maria João Gala, António Azevedo, Paulo Salgado, Alan Ieon, com curadoria de Franciso Ricarte.