Xia Baolong delineou “nova fase” para o desenvolvimento da RAEM

“Se Macau pedir ajuda, a Pátria responde sempre”, disse o diretor do Gabinete de Trabalho de Hong Kong e Macau do Comité Central do Partido Comunista da China e diretor do Gabinete dos Assuntos de Hong Kong e Macau junto do Conselho de Estado. Xia Baolong esteve de visita a Macau, para ver com os próprios olhos o desenvolvimento da região administrativa e especial e delinear conjuntamente com o Governo local e representantes da sociedade “a nova fase” de desenvolvimento.

por Gonçalo Lopes
Guilherme Rego

Durante a visita, fez questão de salientar que o Presidente chinês, Xi Jinping, “está muito atento ao bem-estar dos compatriotas de Macau” e “dá elevada importância ao desenvolvimento” local. Também sublinhou o crescimento acelerado da RAEM desde o regresso à Pátria, tendo decuplicado o território em 25 anos e atingido um desenvolvimento económico sem precedentes.

Por outro lado, mencionou que a “influência e reputação internacionais aumentaram significativamente, e Macau tornou-se numa metrópole internacional”. Com o “total apoio” do Governo Central, “Macau criou uma melhor conjuntura de desenvolvimento da história, formou uma posição e vantagens únicas com características próprias de Macau, estabelecendo uma base sólida para o desenvolvimento sustentável”, destacando que a RAEM é “uma das economias de comércio e investimento mais abertas no mundo”.

O responsável considerou que o princípio «Um País, Dois Sistemas» é o melhor sistema para se manter a prosperidade e a estabilidade a longo prazo. “Macau não só mantém inalterados o sistema de capitalismo e estilo de vida, mas também é capaz de partilhar o vasto mercado e as oportunidades de desenvolvimento do Interior da China”. Contudo, não descurou a “ligação estreita” com a Lusofonia, e o papel “importante” de Macau nas relações entre a China e os Países de Língua Portuguesa. Xia Baolong referiu que desde a criação do Fórum Macau, em 2003, o comércio sino-lusófono “aumentou cerca de 20 vezes”.

Chefe do Executivo agradece

O diretor do Gabinete dos Assuntos de Hong Kong e Macau realizou também uma palestra com os responsáveis do Governo da RAEM, após a qual o Chefe do Executivo indicou que Xia Baolong “transmitiu o carinho do Presidente Xi Jinping aos compatriotas da RAEM e delineou, conjuntamente, com o Governo da RAEM e os diversos setores da sociedade de Macau, a nova fase do desenvolvimento, o que demonstra plenamente a importância, apoio e carinho do Governo Central a Macau”. Ho Iat Seng referiu ainda, citado num comunicado do Governo, que “o Governo Central tem dado apoio e atenção ao desenvolvimento de Macau e lançado atempada e eficazmente várias medidas favoráveis a Macau”. Segundo o Chefe do Executivo, o diretor Xia Baolong reconheceu que “a equipa do Governo da RAEM é pragmática e promissora”, e “concordou que o rumo da ação (…) tem uma tendência de inovação ativa, de revitalização da economia, e de empenho em melhorar o bem-estar da população”. O Chefe indicou ainda que Xia concordou que “Macau considera sempre a defesa da segurança nacional como a sua maior prioridade, acompanha a evolução do tempo para aperfeiçoar o respetivo regime jurídico e mecanismo de execução, persiste na prevenção e repressão da interferência de forças externas nos assuntos de Macau”.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!