Início » Ex-presidente de Berlim é agredida na cabeça durante evento na capital alemã

Ex-presidente de Berlim é agredida na cabeça durante evento na capital alemã

A ex-prefeita de Berlim Franziska Giffey foi atacada em um evento numa biblioteca da capital alemã, na terça-feira (7), por um homem que se aproximou por trás dela e a atingiu na cabeça com uma bolsa contendo um objeto duro e pesado, disse a polícia.

Giffey, atualmente secretária de Economia e Energia de Berlim, ficou levemente ferida e foi levada ao hospital por um curto período e teve alta. O suspeito de 74 anos foi detido, e a polícia fez buscas em sua casa.

O homem que feriu Giffey já era conhecido pela polícia por crimes de ódio e incidentes não especificados contra a segurança do Estado. Ele teria problemas de saúde mental, segundo as autoridades policiais. Nesta quarta-feira (8), o chanceler Olaf Scholz condenou o que chamou de “ato covarde” contra a sua colega do SPD (Partido Social-Democrata).

Este é o mais recente caso de uma série de ataques a políticos em um clima polarizado às vésperas das eleições para o Parlamento Europeu, em junho. A agressão a Giffey coincidiu com uma reunião de emergência de governos estaduais pedindo mais proteção policial para políticos.

Leia mais em Folha de S.Paulo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!