Israel nega ter feito acordo com Hamas, e cessar-fogo afunda mais uma vez

O governo de Israel negou nesta segunda-feira (6) ter feito um acordo com o Hamas para uma nova trégua na guerra que devasta a Faixa de Gaza.

por Nelson Moura

Horas antes, a facção terrorista havia dito que aceitava os termos de uma proposta e que o cessar-fogo só dependia de Tel Aviv. As negociações para o cessar-fogo eram mediadas por autoridades de Qatar, Egito e Estados Unidos.

Caso fosse implementada, a trégua seria a primeira desde a pausa de uma semana nos combates que ocorreu em novembro. Desde então, acumulam-se tentativas fracassadas para interromper novamente o conflito, libertar outros reféns e permitir a entrada de mais ajuda humanitária em Gaza.

A proposta que havia sido aceita pelo Hamas, no entanto, não atende às principais demandas de Israel, informou o gabinete de guerra em comunicado. As autoridades, no sentido contrário, teriam decidido avançar com os planos para invadir Rafah, cidade no sul de Gaza hoje superlotada de pessoas forçadas a se deslocar na guerra —segundo estimativas, metade dos 2,3 milhões de habitantes locais estão na região.

Leia mais em Folha de S.Paulo

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!