Universidades dos EUA vivem tumultos em protestos sobre guerra em Gaza

Algumas das universidades mais prestigiosas dos Estados Unidos enfrentaram uma série de tumultos ao longo do fim de semana e nesta segunda-feira (22) em meio a protestos relacionados com a guerra Israel-Hamas.

por Nelson Moura

De um lado, manifestantes defendem sua liberdade de expressão enquanto criticam as universidades e o governo israelense e defendem o fim dos ataques contra os territórios palestinos; de outro, parte dos estudantes judeus se diz temerosa e afirma que protestos contra a guerra se transformaram em antissemitismo.

A polícia prendeu dezenas de pessoas na manhã desta segunda durante uma manifestação em defesa da causa palestina na Universidade Yale, em Connecticut. A Universidade Columbia, em Nova York, cancelou as aulas presenciais em resposta aos manifestantes que montaram acampamentos em seu campus desde a semana passada, quando cem pessoas foram detidas.

Ao longo do dia, manifestantes se reuniram também no campus da NYU (Universidade Nova York), em Manhattan, em um clima tenso sob pressão da direção da instituição e de políticos republicanos, que exigiam que eles se retirassem. Por volta das 20h30 no horário local (21h30 em Brasília), a polícia deteve manifestantes, dispersou o acampamento no campus e cercou o local.

Leia mais em Folha de S. Paulo

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!