Projeções dão vitória à Aliança Democrática e grande crescimento do Chega

Aliança Democrática, liderada por Luís Montenegro, vence as eleições legislativas em todas as projeções divulgadas pelas televisões, que registam um grande crescimento do Chega, de André Ventura.

por Nelson Moura

Todas as projeções dos resultados eleitorais divulgadas pelas televisões dão a vitória à Aliança Democrática (AD) nas eleições legislativas deste domingo, registando um grande crescimento do Chega. A projeção da SIC dá a vitória à Aliança Democrática (AD), com entre 27,6 por cento e 31,8por cento dos votos, seguindo-se o PS, com entre 24,2 por cento e 28,4 por cento.

Na sondagem do ICS/ISCTE/GfK Metris para a SIC, o Chega mantém-se como terceira força política, com entre 16,6por cento e 20,8 por cento dos votos, seguido da Iniciativa Liberal (entre 4,1 por cento e 7,3 por cento), Bloco de Esquerda (entre 3,2por cento e 6,4por cento), Livre (entre 2,3 por cento e 4,9 por cento), CDU (entre 1,3 por cento e 4,5 por cento), e PAN (entre 0,5 por cento e 3,1 por cento).

No que se refere à projeção sobre os mandatos, a SIC aponta para entre 77 a 89 deputados para a AD e entre 68 a 80 deputados para os socialistas. Na sondagem da SIC o Chega terá entre 44 a 54 deputados na próxima legislatura. Seguem-se IL (6 a 12), BE (3 a 9), Livre (2 a 6), CDU (1 a 5) e PAN (1 a 4).

Leia mais em Diário de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!