Turismo em Portugal: Subida dos preços e da procura dão receitas recorde de 6 mil milhões de euros ao alojamento em 2023

No ano passado o país recebeu 30 milhões de hóspedes que foram responsáveis por 72,2 milhões de dormidas originando um crescimento de 40% nos proveitos totais do alojamento turístico face ao pré-pandemia.

por Gonçalo Lopes

As contas do turismo foram de somar em 2023, ultrapassando todos os máximos históricos registados no setor. A procura recorde aliada ao aumento dos preços deu aos alojamentos do país receitas 40% acima do pré-pandemia. Os proveitos totais do alojamento turístico em 2023 – que somam ao alojamento outros gastos inerentes à estada dos turistas como restauração, lavandaria entre outros serviços – dispararam para seis mil milhões de euros (+20,1 face a 2022), de acordo com os resultados preliminares divulgados esta quarta-feira, 14, pelo Instuto Nacional de Estatística (INE).

Já os proveitos de aposento, que dizem respeito às receitas amealhadas com as dormidas, cresceram para 4,6 mil milhões de euros, um avanço homólogo de 21,3% e uma subida de 43% face a 2019.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!