Portugal pede extradição de hacker que corre o risco de passar 57 anos na prisão

Portugal vai pedir a extradição do hacker português que está em risco de ficar preso 57 anos nos Estados Unidos da América. Diogo Santos Coelho está detido desde 2022, por suspeitas de ter criado o maior fórum de piratas informáticos do mundo, onde mais de 10 mil milhões de dados roubados foram postos à venda.

por Gonçalo Lopes

“Confirma-se ter sido apreciada a reclamação hierárquica apresentada pela defesa e deferido o pedido de emissão de mandados de detenção internacional com vista à extradição e entrega do denunciado a Portugal para efeitos de procedimento criminal”, confirmou, esta quarta-feira de manhã, ao JN, o Ministério Público.

A decisão, inicialmente avançada pela CNN Portugal, passa agora para as mãos da justiça britânica (onde o jovem está detido) que terá de escolher entre o pedido de extradição português e norte-americano.

Diogo Santos Coelho é apontado pelo FBI como o grande mentor e responsável máximo pelo RaidForums, o maior mercado e ponto de encontro virtual de piratas informáticos, com meio milhão de utilizadores. Neste fórum, era possível comprar o acesso a bases de dados com milhares de milhões de cartões de crédito e números de contas bancárias.

Leia mais em Jornal de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!