Metade dos que procuram casa querem pagar entre 100 e 200 mil euros

A maioria dos portugueses não consegue adquirir uma casa, ou mesmo arrendar, devido ao elevado preço. Esta é uma das principais conclusões do Estudo da habitação em Portugal 2024: o que mudou nos últimos anos, da Century 21, que será hoje divulgado em Lisboa, numa conferência promovida por esta rede imobiliária . Segundo revela o documento, o custo da habitação no país é o motivo que impede 55% dos inquiridos de avançarem para a aquisição ou arren- damento de um residência.

por Gonçalo Lopes

O relatório, que se debruça sobre as dinâmicas de procura e oferta de habitação em Portugal e a forma como evoluíram nos últimos anos, lembra que, ainda em 2018, a principal razão que impedia uma transação prendia-se com a desadequação entre o que os potenciais compradores desejavam e o que estava no mercado (42% dos inquiridos). Agora, só 18% alegam que não encontram a casa que pretendem.

Estas tendências do mercado refletem-se também na Área Metropolitana de Lisboa (AML). Segundo o documento, 51,2% dos cidadãos da AML não compram, nem arrendam, devido ao preço da habitação. E 27,9% dizem não ser a altura certa para comprar um imóvel, mais do que os 23% de todo o país.

Leia mais em Diário de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!