Prestação da casa alivia em fevereiro pela primeira vez desde 2022

Pela primeira vez desde que se iniciou o movimento de subida das taxas de juro, em 2022, a prestação que as famílias têm de pagar ao banco pela casa vai conhecer um alívio até quase 11 euros para os contratos indexados à Euribor a 3 e 6 meses, cujas condições sejam revistas em fevereiro, segundo uma simulação realizada pela Deco, a pedido do DN/Dinheiro Vivo. A mensalidade dos créditos contratados a uma taxa variável de 12 meses, por seu turno, vai voltar a agravar-se, ainda que numa importância mais reduzida face aos últimos meses: pouco mais de dez euros.

por Gonçalo Lopes

Para estes cálculos foi tomado por exemplo um cliente com um empréstimo à habitação no valor de 150 mil euros, maturidade a 30 anos (360 meses) e com um spread (margem de lucro do banco) de 1%.

Desta forma, os contratos vinculados ao prazo de 6 meses serão os mais beneficiados, com a prestação a baixar no próximo mês para os 795,04 euros, o que, face à última revisão em agosto do ano passado, quando o valor foi atualizado para os 805,86 euros, traduz um decréscimo de 10,82 euros ou de 1,3%, em termos percentuais. Previsivelmente, indica a associação, a média desta Euribor terá rondado os 3,89% no primeiro mês do ano, reduzindo 0,037 pontos percentuais (p.p.) em relação a dezembro de 2023 (3,927%).

Leia mais em Diário de Notícias