Preços das casas em Portugal sobe 11,8% em 2023

No quarto trimestre de 2023 registou-se um abrandamento dos valores da habitação em relação aos três meses anteriores, de acordo com o Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário.

por Nelson Moura

Os preços das habitações aumentaram 11,8 por cento em Portugal continental em 2023, de acordo com o Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário (CI). Trata-se de uma desaceleração em relação à subida dos preços registada em 2022, que foi de 18,7 por cento, sublinha a empresa de dados sobre o mercado imobiliário.

No quarto trimestre de 2023 houve também um abrandamento dos valores da habitação em relação aos três meses anteriores. Depois do aumento de 3,7 por cento entre julho e setembro, os preços continuaram a subir nos últimos três meses do ano, mas apenas 1,6 por cento.

“Há uma suavização na subida de preços que já era esperada. O mercado vem de um ciclo de fortes valorizações mesmo nas geografias mais baratas, pelo que, naturalmente, há menor margem para crescimentos acentuados”, sublinha Ricardo Guimarães, diretor da CI, em comunicado.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!