Ramos-Horta na Índia para promover investimento no país

O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, viajou ontem para a Índia para participar na cimeira global de Gujarat, durante a qual terá oportunidade de promover no país, anunciou ontem a Presidência timorense.

por Nelson Moura

A cimeira, realizada desde 2003, reúne representantes de vários setores na partilha de conhecimento e na concessão de parcerias estratégicas para o crescimento inclusivo e desenvolvimento sustentável.

“Estamos comprometidos [em Timor-Leste] a criar um ambiente favorável ao investimento, com legislação em linha com as melhores práticas internacionais, para proteger e garantir investimentos estrangeiros, cooperação e desenvolvimento de parcerias”, afirmou José Ramos-Horta, citado no comunicado da Presidência timorense.

José Ramos-Horta salientou que Timor-Leste tem uma “vibrante diáspora” que contribui significativamente para o desenvolvimento do país, mas também para os países de acolhimento. O chefe de Estado sublinhou ainda que as remessas dos timorenses que vivem no estrangeiro representam um importante fundo de financiamento da economia nacional.

“Timor-Leste é uma nação pacífica e amigável e convida os empresários e investidores a explorarem novas oportunidades. Espero que a cimeira continue a ser um catalisador para a promoção de parcerias, que resultem em excelentes resultados e contribuam para o desenvolvimento global”, acrescentou.

Presente na cimeira na Índia estará também o Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi. Durante a sua estada na Índia, José Ramos-Horta, que viaja acompanhado do chefe da diplomacia timorense, Bendito Freitas, vai reunir-se também com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

A Índia e Timor-Leste têm cooperado em vários setores desde o estabelecimento das relações diplomáticas, em 2003. Na cimeira da Associação das Nações do Sudeste Asiático, o primeiro-ministro indiano anunciou a decisão do seu país de abrir uma embaixada em Timor-Leste. O Presidente timorense realiza ainda visitas este mês ao Vaticano, a França e ao Reino Unido.

Plataforma com Lusa

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!