Polícia se aproxima do Planalto, vira trunfo na segurança e amplia área de atuação sob Lula

Após os anos de turbulência durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a Polícia Federal teve momentos de maior calmaria na relação com o Executivo no primeiro ano sob Lula (PT), aproximou-se da Presidência e focou suas ações no combate a crimes ambientais e ao tráfico de drogas e armas —pautas prioritárias para o atual governo.

por Gonçalo Lopes

Andrei Rodrigues, o diretor-geral indicado por Lula, se valeu de sua proximidade com o presidente para alcançar pleitos antigos da corporação, como aumentar o número de diretorias e de cargos com gratificações. Foram criadas as diretorias de Ensino, Amazônia e Crimes Cibernéticos.

A de Ensino é comandada por uma mulher e tem a proposta de ampliar a participação feminina entre os delegados, peritos, agentes e servidores administrativos, além de incluir o debate sobre gênero, raça e orientação sexual na formação dos novos policiais.

Leia mais em Folha de S. Paulo