Pedro Nuno Santos favorito (51%) para primeiro-ministro em Portugal

Pedro Nuno Santos bate Luís Montenegro num frente a frente em que os portugueses foram chamados a dar a sua opinião sobre os atributos pessoais dos dois principais candidatos a primeiro-ministro. É o mais competente, solidário e influente. Mas o líder social-democrata é mais honesto. Feito o balanço, é à esquerda que estará o melhor chefe de Governo, ainda que a margem seja escassa, de acordo com uma sondagem da Aximage para o DN, JN e TSF. A vantagem é bem maior quando se pergunta qual terá mais hipóteses de lá chegar: 51% apontam para o líder socialista.

por Gonçalo Lopes

Quando faltam pouco mais de dois meses para as eleições legislativas e, a julgar pelos resultados deste primeiro frente a frente entre os dois principais candidatos à liderança do Governo, é o secretário-geral do PS quem parte em vantagem para a campanha. Em particular quando se tenta avaliar a dinâmica de vitória, ou seja, quem é que os portugueses entendem que tem maior hipótese de chegar a primeiro-ministro: Pedro Nuno Santos tem uma vantagem de 22 pontos sobre Luís Montenegro.

O socialista vence em todos os segmentos sociodemográficos da amostra (regiões, género, idade e classe social) e em quase todos os segmentos de voto partidário. A exceção são os que votam no PAN e no PSD, que apontam o líder social-democrata como favorito. Mas, há sinais preocupantes para Montenegro, mesmo entre os seus potenciais eleitores: 29% apostam que será Pedro Nuno Santos a suceder a António Costa.

Leia mais em Diário de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!