Cooperação Zhuhai-Macau para desenvolver desportos motorizados

por Gonçalo Lopes
Leong Sun Iok, Federação das Associações dos Operários de Macau

Macau tem uma longa história no automobilismo, com o Grande Prémio de Macau a ser realizado pela 70.ª consecutiva este ano. É um evento de grande prestígio, e espera-se que as autoridades aproveitem a reputação internacional desta competição para adicionar mais elementos e atrair mais visitantes nacionais e estrangeiros, além de criar e promover o desenvolvimento de indústrias emergentes através dessa oportunidade.

Devido às limitações de recursos e de espaço, as condições de treino para os talentos do automobilismo não são satisfatórias. Sugere-se que as autoridades de Zhuhai e Macau criem um efeito sinérgico para promover o treino sistemático dos talentos e garantir o desenvolvimento sustentável da indústria de desportos motorizados em Macau.

O Grande Prémio de Macau foi inicialmente organizado para entusiastas locais de corrida, mas ao longo dos anos tornou-se uma corrida de renome internacional. O Governo tem promovido ativamente elementos não relacionados com o jogo, promovendo o princípio “Turismo+Desporto”, com as concessionárias a ter que cumprir a sua responsabilidade social através da organização destes eventos desportivos. Sugere-se que o Governo promova a industrialização de eventos desportivos no futuro, se houver condições para tal. Além de atrair turistas, o Grande Prémio também pode apoiar outras indústrias e trazer benefícios económicos diretos, promovendo assim a diversificação e o desenvolvimento económico. Espera-se também que os recursos utilizados pelas concessionárias no cumprimento dos deveres de responsabilidade social possam ser direcionados à comunidade e à formação de atletas.

Já decorreram 27 anos desde a construção do Circuito Internacional de Zhuhai. Foi o primeiro circuito internacional permanente na China, com 4.3 quilómetros de distância. Não só atrai muitos pilotos de Hong Kong e Macau, como também fãs do desporto. As suas principais fontes de receita incluem bilhetes, aluguer de equipas residentes, patrocinadores, e outros, segundo um dos representantes. O Circuito é totalmente orientado para o mercado e autofinanciado. As corridas não são a principal fonte de rendimento e o conteúdo dos eventos é ajustado conforme as preferências dos consumidores. Por exemplo, no passado, os adeptos ficavam apenas nas bancadas, mas agora são levados ao circuito para desfiles, ou até a festivais de música organizados durante a noite.

Macau possui uma cultura de automobilismo, tem uma marca estabelecida e capacidade de ligação internacional; o Circuito de Zhuhai tem instalações e condições de treino convincentes. Com a integração na Área da Grande Baía, os dois lugares podem pensar em desenvolver o desporto em conjunto – através da plataforma de Macau e das condições existentes em Zhuhai. A partilha de recursos entre os dois lugares pode integrar o Grande Prémio de Macau na indústria automobilística de Zhuhai e criar receitas extraordinárias. No fundo, fazer com que a indústria do automobilismo seja também um elemento na construção da Grande Baía.

Federação das Associações dos Operários de Macau

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!