Ho ainda não decidiu se vai candidatar-se a um novo mandato

Ho Iat Seng disse esta quarta-feira que ainda não decidiu se vai candidatar-se a um segundo mandato como Chefe do Executivo nas eleições do próximo ano. Ho falava aos meios de comunicação social à margem da receção comemorativa do 24º aniversário da criação da RAE.

por Gonçalo Lopes

Os seus antecessores, Edmund Ho e Chui Sai On, cumpriram ambos dois mandatos de cinco anos como dirigentes da RAEM. Chui Sai On, anunciou a sua candidatura a um segundo mandato no início de março de 2014, quase cinco meses antes de ser reeleito, no final de julho do mesmo ano.

Com exceção da primeira eleição para Chefe do Executivo, em 1999, que teve lugar em maio, as eleições para chefe do Governo da RAEM realizam-se de cinco em cinco anos, em julho ou agosto.

Ho foi eleito pela Comissão Eleitoral do Chefe do Executivo, composto por 400 membros, em 25 de agosto de 2019, após obter 392 votos a favor.

No início da semana passada, a Assembleia Legislativa (AL) aprovou na especialidade a Lei eleitoral para o Chefe do Executivo. A nova lei entra em vigor antes das eleições do próximo ano.

De acordo com as alterações introduzidas, os candidatos às eleições e os candidatos à eleição dos membros da comissão eleitoral do Chefe do Executivo devem preencher os requisitos de defesa da Lei Básica e de fidelidade à RAEM. As qualificações dos nomeados e dos candidatos estão sujeitas a avaliação da Comissão de Defesa da Segurança do Estado.

Macau News Agency

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!