Sobe para 95 o número de mortos após sismo no noroeste da China

O número de mortos causado pelo sismo que abalou esta segunda-feira à noite a província de Gansu, no noroeste da China, subiu para 95, de acordo com o mais recente balanço divulgado pela agência oficial Xinhua

por Nelson Moura

O terremoto de magnitude 5,9 causou danos generalizados nas províncias de Gansu e Qinghai, incluindo o desabamento de casas, forçando os moradores a fugir para as ruas, tinha adiantado a agência no início das operações de resgate.

Pelo menos 86 pessoas morreram na província de Gansu e outras nove na província vizinha de Qinghai, adiantou a agência Xinhua, citada pela agência Associated Press (AP). Mais de 200 pessoas ficaram feridas, 96 em Gansu e 124 em Qinghai.

O anterior balanço apontava para oito mortos, na sequência do terramoto de magnitude 5,9, segundo dados do Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS).

O sismo deu-se pelas 15:59 TMG (a mesma hora de Lisboa) a dez quilómetros de profundidade, indicou o USGS, que tinha inicialmente referido uma magnitude de 6, a uma centena de quilómetros a sudoeste da capital da província, Lanzhu. Seguiram-se-lhe várias réplicas.

Os sismos são frequentes na China. Em agosto, o leste do país foi atingido por um de magnitude 5,4 que feriu 23 pessoas e causou o desabamento de dezenas de edifícios.

Plataforma com Lusa

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!