Conheça os destaques do PLATAFORMA desta semana

por Gonçalo Lopes

PDF: Versão Integral do PLATAFORMA às sextas-feiras nas bancas em Macau

Houve mais associações a pedir apoio financeiro à Fundação Macau (FM) no ano de 2022 do que na pré-pandemia. No entanto, houve menos aplicações aprovadas e o apoio financeiro às atividades foi apenas 35 por cento do alocado em 2019. Associações confirmam essa realidade: falam de um processo de candidatura mais “difícil” e revelam que muitas já desistiram de recorrer à instituição

Manchete: Associações tiveram um terço do apoio financeiro face a 2019

Outros destaques nesta edição:

Guilherme Rego – Escreve esta semana sobre a recuperação económica em Macau e no mundo inteiro após a pandemia de Covid-19.

EditorialAusteridade numa monoeconomia

Paulo Rego – Escreve esta semana sobre o papel da mulher no mundo e tudo o que tem alterado com esse mesmo papel.

SinaisHoje quero ser mulher

A ‘Nuvem de Pontos do Jardim Macau’, criada pelo artista franco-americano, Clement Valla, é uma das seis obras de arte pública apresentadas na Bienal Internacional de Arte de Macau deste ano. Desenvolvido em colaboração com a curadora local, Lam Sio Man, consiste na representação da flora e jardins locais numa coleção de dados de pontos digitalizados em 3D. Para criar esta instalação na Antiga Fábrica de Panchões Iec Long, Valla mergulhou na história botânica de Macau e identificou as plantas mais intrigantes e culturalmente significativas. A instalação de arte ao ar livre fica em Iec Long até 10 de dezembro

Destaque: “O que realmente me surpreendeu foram os espaços verdes”

Tanto nos eventos MICE organizados por entidades governamentais como pelo setor privado, as receitas não cobrem as depesas das operações. As organizações não governamentais só cobriram 80 por cento dos custos. O mesmo não acontecia em 2019, quando as receitas foram praticamente o dobro das despesas. O presidente da Associação dos Sectores de Convenções, Exposições e Turismo de Macau espera que “se atinja o ponto de equilíbrio no próximo ano”